quinta-feira, 13 de julho de 2017

Couscous com salteado de cogumelos e chouriço / Couscous with salted mushrooms and chouriço


scroll down for english recipe

COUSCOUS COM SALTEADO DE COGUMELOS E CHOURIÇO

Se existe um ingrediente que me conquista de dia para dia, é o couscous. A rapidez com que fica pronto aliado à sua versatilidade faz com que seja a minha salvação em dias apressados e até naqueles dias em que a vontade de estar na cozinha é pequena. Desta vez, deixo-vos a receita de couscous que mais uso, que eu intitulo de “base”, incrementados com um salteado de chouriço e cogumelos. Uma receita simples e pronta em 10, 15 minutos, perfeita para os dias corridos, não acham?


Ingredientes:
- couscous
- tempero de legumes em pó da Knorr
- cenoura em cubinhos
- pimento em cubos
- sumo de limão
- sal fino
- azeite
- salsa e hortelã frescas picadas

Para o salteado:
- 1 chouriço de carne em rodelas (de qualidade)
- 1 lata de cogumelos laminados grande
- tomilho seco
- sal e pimenta
- azeite

Comece pelos couscous. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e cozinhe o pimento e a cenoura até ficarem cozidos “al dente”.
Coloque 1 medida de água num recipiente de vidro e aqueça no microondas. Acrescente uma medida (mal cheia) de couscous e mexa com um garfo. Tape e deixe descansar 5 minutos. Passado esse tempo, acrescente os legumes, o sal, o sumo de limão e as ervas frescas. Mexa bem e reserve.
Para o salteado, aqueça uma frigideira com um fio de azeite (muito pouco) e salteie o chouriço. Quando dourar, retire e acrescente os cogumelos, tempere com tomilho e sal. Quando estiverem quase prontos, acrescente novamente o chouriço e envolva bem.
Sirva ainda quente, com os couscous.

Nota: Eu gosto de fazer os couscous com alguma antecedência e guardar no frio, quanto mais tempo estão feitos, melhor fica o sabor.

english recipe

COUSCOUS WITH SALTED MUSHROOMS AND CHOURIÇO


Ingredients:
- couscous
- vegetable seasoning
- carrots in cubes
- pepper in cubes
- lemon juice
- ine salt
- olive oil
- fresh minced parsley and mint

For the salted mushrooms:
- 1 sliced ​​beef chouriço ​​(of quality)
- 1 large can of rolled mushrooms
- dry thyme
- salt and pepper
- olive oil

Start with the couscous. Bring a frying pan with a little oil and cook the peppers and carrots until cooked "al dente".
Put 1 measure of water in a large cup and heat it in the microwave. Add a measure (not full) of couscous and stir with a fork. Cover and let stand 5 minutes. After that time, add the vegetables, the salt, the lemon juice and the fresh herbs. Stir well and set aside.
For the sautéed, heat a frying pan with a string of olive oil (very little) and sauté the chouriço. When brown, remove and add the mushrooms, season with thyme and salt. When they are almost ready, add the chouriço ​​again and mix well.
Serve still warm with the couscous.


22 comentários:

  1. Carla, querida amiguinha!
    Eu faço como tu quando quero um acompanhamento de 5 minutos, com couscous/cuscuz (francês/português).
    Há apenas um senão em algumas receitas que aqui vejo, mas apenas porque já sou velhota e não posso, ou melhor, não devo comer produtos processados. Mas não sou radical... e abro exceções, claro!
    Quando eu cozinho penso (especialmente) na minha mãe: viveu 97 anos e não usava enlatados nem pré-cozinhados! No tempo dela nem havia estas modernices. E eu, embora calcule que não irei viver tantos anos, mesmo assim faço um esforço para o conseguir... comendo coisas simples e naturais, agora que a saúde abana!...
    Não estou a fazer crítica negativa à tuas belas receitas, não!!! Gosto muito do que aqui nos mostras e quando eu era jovem usava isso tudo que tu usas (do que havia no século passado!!!).
    Continuarei a vir aqui buscar inspiração e adaptando, quando for caso disso, as tuas deliciosas receitas à idade dos dois septuagenários cá de casa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresinha :)
      Eu, mesmo sendo jovem, também não sou a favor de produtos processados mas confesso que os enlatados (atum, feijão, salsichas e cogumelos) fazem parte da despensa cá de casa. Especialmente porque nos facilitam e muito a vida Quando temos pouco tempo e como têm uma longa validade, permite-nos a não preocupação com que se estraguem. Confesso que não existem cogumelos de lata que cheguem ao sabor dos frescos mas como nem todas as semanas consigo ir ao supermercado e cogumelos nem todos apreciam por cá, para refeições de emergência vão mesmo os enlatados para desenrascar. Já quanto aos temperos feitos, raramente os utilizo mas tive a oportunidade de experimentar estes temperos em pó e até gostei, achei-os menos artificiais que os tradicionais cubos. Mas sim, concordo consigo, não há nada como os sabores tradicionais e sempre que posso, não abro mão disso, até porque hoje em dia estou a tentar ter uma vida cada vez mais ancestral, onde tento fazer em casa o que se compra no supermercado (pelo menos o pão, alguns iogurtes, gelados e os cereais de pequeno-almoço).
      Beijinhos Teresinha ^_^

      Eliminar
  2. Nossa nunca fiz nada assim cá em casa mas isso está mesmo delicioso
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ainda não conheces os couscous, tens de experimentar Sofia, tens o almoço/jantar pronto num abrir e fechar de olhos ^_^

      Eliminar
  3. que belo prato, com bons ingredientes que são simples e que transforma em algo delicioso.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado António, uma refeição pode ser simples e económica mas cheia de sabor na mesma ^_^

      Eliminar
  4. Adorei a sugestão, couscous é uma perdição!!
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Amiga, eu ainda não experimentei couscous achando que não vou gostar. Vc acredita nisso? kkk
    Agora eu vou ter que comprar p/experimentar, fiquei curiosa!
    Bjssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra que vais gostar, simples eu não ligo muito mas com ervas frescas e limão é uma delícia, depois é só ir conjugando outros ingredientes e temos uma refeição rápida e muito saborosa :)

      Eliminar
  6. Hum que delicia, adorei a receita.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nossa, está com uma cara ótima, aproveitar que está na hora da janta, vou me arriscar na cozinha!

    chronicleuntold.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Boa noite querida!
    Passado, para apreciar sua maravilhosa postagem e deseja-lhe uma noite abençoada, com lindos sonhos e um amanhece feliz.
    Abraços, Profª Lourdes Duarte.
    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Que delicia! Há ingredientes que não tenho por hábito comprar, logo não os cozinho, é o caso dos couscous. Mas deixaste-me curiosa. Já acrescentei à lista de compras. beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em experimentar, são muito versáteis e rápidos de cozinhar, que quase todos gostam, além de renderem muito e por isso até ser um ingrediente muito económico.

      Eliminar
  10. Experimentámos uma vez fazer couscous e não conseguimos gostar do resultado final... Mas ainda bem que há mil e uma receitas ainda por experimentar! :P
    Obrigado pela partilha. Pode ser que seja esta a receita que nos deixa interessados pelo ingrediente :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma que mais gosto é abusando do sumo de limão e das ervas aromáticas, salsa e hortelã. Se gostarem destes ingredientes, acho que vão gostar dos couscous ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...