quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Lamingtons ... um doce australiano


Estamos a meio da semana, uma semana bem fria por sinal. Não sei se é impressão minha mas agora sim, acho que o inverno chegou. E não existe nada melhor para fazer face ao frio como uma chávena de bebida quente e um bolo caseiro para acompanhar, não acham? Por isso, hoje trago um docinho perfeito para esse efeito, que até nem fica muito doce e aguenta vários dias no frigorífico sem perder qualidade. Estou a falar-vos dos Lamingtons, uns quadrados de bolo fofo cobertos com chocolate e coco, oriundos da Austrália. 
Este doce surgiu, assim como muitos outros, de um acaso na cozinha ou um desastre culinário (diria antes). Segundo consta a história, a criada do lord Lamington deixou cair o bolo preferido do governador dentro de uma taça cheia de chocolate. Como o lord não gostava de desperdícios, sugeriu que o bolo fosse então passado por coco ralado para que não se notassem sinais de dedadas. Como o lord adorou esta nova iguaria, a criada foi muito elogiada e o lord ficou conhecido não pelo seu trabalho mas sim pelo famoso bolo que teve direito a receber o seu nome.
Desastres à parte, estes quadrados são óptimos e com eles estou a participar em mais uma edição do Sweet World, desafio da Lia e da Susana, que já conta com 2 anos de gulosices do mundo. Simples ou recheados com marmelada, ambas as versões ficam muito saborosas e não conseguimos consenso quanto à melhor opção. Por isso, espero que gostem tanto como nós e quem sabe os experimentem um dia destes, até porque com o frio têm um bom pretexto para ligar o forno.



Ingredientes da massa:
- 4 ovos
- 110g de açúcar
- 140g de farinha com fermento

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte um tabuleiro de 30 x 20cm com manteiga e polvilhe com farinha.
Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa e que triplique de volume. Acrescente aos poucos a farinha peneirada e envolva delicadamente com uma espátula. Verta a massa para o tabuleiro e leve a assar durante cerca de 25 minutos ou até que o teste do palito saia seco. Retire do forno e desenforme. Deixe arrefecer por completo.



Ingredientes para a cobertura:
- 200g de chocolate de culinária 
- 120 a 150ml de leite
- 30g de manteiga
- coco ralado qb
- marmelada dissolvida num pouco de água (opcional)

Misture o chocolate partido com a manteiga e o leite. Leve ao microondas durante 1:20 minuto, retire e mexa até dissolver o chocolate e obter um creme homogéneo. Se necessário, leve novamente ao microondas mais uns segundos. 

Montagem:
Corte o bolo em 20 quadrados. Passe-os pela calda de chocolate com a ajuda de 2 garfos e depois passe-os pelo coco ralado. Deixe secar.
Caso queira, corte alguns quadrados a meio e recheie com a marmelada. Depois prossiga da mesma forma passando pela calda e coco.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...