quarta-feira, 9 de maio de 2018

Pão-de-ló de Alfeizerão


Se existe um bolo que faz sempre sucesso cá em casa é o pão-de-ló. Adoramos comer uma fatia generosa, especialmente acompanhada com queijo da serra amanteigado, sendo que a nossa preferência vai sempre para aquele de massa mais seca, o pão-de-ló de Margaride. 
No entanto, esta páscoa resolvemos testar uma nova receita já que alguns dos "gulosos" que vinham cá a casa adoram o pão-de-ló húmido. E depois de pesquisar um pouco, apercebi-me que existem algumas variantes consoante a localidade sendo que resolvi desta vez viajar até Alfeizerão, uma localidade perto de Alcobaça, distrito de Leiria.  

E, tal como muitos outros doces, também este pão-de-ló surgiu de um erro (começo a adorar os erros gastronómicos). Segundo consta na história, este bolo nasceu em Cós, no mosteiro cisterciense de Santa Maria de Cós embora não se saiba se a receita seria esta que conhecemos nos dias de hoje. O que se sabe é que nos finais do século XIX (e já com o mosteiro encerrado), o rei D. Carlos numa das suas visitas frequentes ao seu amigo fidalgo Vitorino Froes, foi presenteado com um pão-de-ló que estava mal cozido (talvez por falta de prática ou retirada antecipada do forno por parte da cozinheira). Depois da prova, tal foram os elogios por parte do rei que a partir desse momento as poucas pessoas que conheciam a receita passaram a retirá-lo antes do tempo do forno, sendo esta a receita que perdura até aos dias de hoje.  



Receita adaptada de "Cozinha tradicional portuguesa", de Maria de Lourdes Modesto

Ingredientes:
- 6 gemas
- 2 ovos inteiros
- 100g de açúcar
- 50g de farinha com fermento

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Bater as gemas, os ovos inteiros e o açúcar na batedeira até ficar um creme fofo e esbranquiçado (cerca de 15 minutos a bater). Envolver depois com uma espátula delicadamente a farinha no creme, sem bater. Verter a massa numa forma redonda forrada com papel vegetal (a minha tinha 21cm). Levar ao forno a 200ºC durante 10 minutos. Retirar no fim do tempo e deixar arrefecer na forma. 
Como os fornos variam muito, convém fazer o teste do palito na lateral do bolo, mal esta esteja cozida, o pão-de-ló está pronto. Cada minuto a mais no forno vai tornando o pão de ló mais seco e assim perde-se o creme característico deste doce.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...